Vamos falar sobre
assédio moral no ambiente de trabalho?

Os assédios e discriminações são uma violação à dignidade da pessoa humana e aos direitos fundamentais previstos na Constituição. O Sindiperitos Ceará, enquanto defensor dos direitos dos Peritos Oficiais da PEFOCE, criou este espaço para estimular a conscientização e ouvir o que nossa comunidade tem a dizer sobre o assunto. Aqui você encontra informações que possibilitam a identificação de situações de assédio moral, sexual ou discriminatórias no ambiente de trabalho.

Fique atenta(o) a comportamentos inadequados:

Desprezar, humilhar e ignorar

Nenhum Perito Oficial ou servidor do Estado do Ceará deve ser submetido a situações de desprezo, humilhação ou ser ignorado, em contexto profissional cabível, dentro do ambiente de trabalho.

Assédio de natureza sexual

Piadas, insinuações, exibição de imagens, gestos, comentários e mensagens eletrônicas com conteúdo sexual ou contato físico não são permitidos no nosso ambiente profissional e devem ser imediatamente comunicados.

Favorecer em troca de serviços

Chantagens, oferecimento de benefícios ou vantagens em troca de serviços ou ações não previstas nas atividades do servidor, estagiário ou funcionário terceirizado são permitidas. Denuncie!

Discriminação e desrespeito ao indivíduo

Discriminação por etnia, cor, gênero, orientação sexual, crença, diversidade funcional, aparência ou idade não são aceitas no nosso ambiente de trabalho.

Confira a cartilha do Tribunal de Justiça do Ceará sobre assédio moral e discriminação

Precisa de ajuda ou presenciou comportamento inadequado? Fale com a gente.